Veículos elétricos abrem novas oportunidades para empresas de energia
Ofertar e instalar a estrutura de recarga pode ser opção durante estágio inicial do mercado, enquanto desenvolvimento tecnológico abrirá outras oportunidades[05.10.2017] 19h33m / Por Lívia Neves
A expansão do uso de veículos elétricos representa muito mais uma oportunidade para as empresas de energia do que um desafio. Há interesse, por exemplo, em fornecer a estrutura de recarga para estabelecimentos que desejem oferecer este serviço, segundo o responsável por Pesquisa e Desenvolvimento da Enel Brasil, Paulo Maisonnave. Para ele, a operação dos eletropostos ainda não é um negócio atrativo isoladamente, mas a instalação pode ser um diferencial para empreendimentos comerciais como shoppings e hotéis. O executivo participou, na última terça-feira (3/10) do Megacities 2017, evento promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, no Rio de Janeiro, sobre mobilidade elétrica. A oportunidade de ofertar serviços ligados à expansão de veículos elétricos, como o fornecimento e instalação da infraestrutura de recarga, também está no radar de distribuidoras como a Celesc, que desenvolveu um modelo próprio em projeto de P&D. A Aneel está editando regulamentação sobre a oferta de recarga, sinalizando que não fará "reserva de mercado" para distribuidoras. A agência, contudo, estima que para os operadores dos eletropostos, a recuperação do investimento na infraestrutura de recarga não deve ocorrer antes de sete anos. Outras oportunidades podem se abrir conforme a tecnologia evolua e a regulação preveja novos modelos de negócios. O diretor e sócio da consultoria PSR, Rafael Kelman, cita a possibilidade de que as baterias dos veículos injetem energia na rede, podendo prestar serviços ancilares à rede. Mas isso depende da instalação de eletropostos que sejam bidirecionais. A própria Enel desenvolve projeto na Itália com o chamdo V2G (da expressão em inglês “vehicle to grid”, ou veículo para a rede), que permite esse uso inteligente dos carros. Projeções A infraestrutura de recarga é indispensável para viabilizar o crescimento da adoção de veículos elétricos. De acordo com análise apresentada pela professora Flavia Consoni, da Unicamp, sobre as políticas públicas de incentivo à tecnologia, a taxa de crescimento dos veículos elétricos está diretamente relacionada a ampliação da infraestrutura de recarga, em diversos mercados globais. Empresas e governos se preparam para uma expansão dos veículos elétricos cujas previsões são cada vez maiores. A BNEF, por exemplo, prevê que os veículos elétricos representem mais de 50% das vendas globais em 2040, algo próximo de 540 milhões de unidades. Isto porque o preço das baterias, principal custo de produção dos veículos, deve cair mais de 70% até 2030. Outras projeções, de agentes ligados à produção de combustíveis, também estão se tornando mais otimistas. No Brasil, os veículos elétricos representam uma fração ínfima da frota. Até agosto, 0,15% dos veículos licenciados no país em 2017 eram elétricos, 2.079 unidades. Em 2016 todo, essa proporção foi de 0,5%, ou 1.091 unidades.